Como sobreviver a uma eleição ganha e vencer o vencedor
Flávio Bolsonaro saiu do primeiro turno à frente de Lula, mas a vantagem cobra disciplina. O maior risco agora é a sensação de que a eleição já está ganha.
Flávio Bolsonaro terminou o primeiro turno com 47,03% dos votos válidos. Lula, com 45,16%. A diferença foi de apenas 1,87 ponto percentual, numa das disputas presidenciais mais apertadas da história recente.
A vantagem é real. O risco também.
Quando uma campanha termina a primeira etapa melhor do que esperava, surge uma tentação perigosa: começar a agir como se estivesse administrando uma vitória já consumada. Os aliados se aproximam, o discurso muda de tom, os cargos entram na conversa e a confiança toma o lugar da cautela.
Flávio não precisa apenas derrotar Lula no segundo turno.
Precisa impedir que a sensação de vitória o derrote antes.
A vantagem que cobra disciplina
O primeiro turno foi eficiente para Flávio. Ele concentrou o voto antipetista, avançou em áreas onde o bolsonarismo havia encontrado maior resistência e chegou ao segundo turno à frente de um presidente no exercício do cargo.
Depois da apuração, o ambiente mudou rapidamente. Partidos se aproximaram, governadores declararam apoio e o mercado reagiu positivamente ao resultado. A candidatura ganhou ares de quem assumira o controle da corrida.
Foi quando começaram os ruídos.
Ao comentar a nova composição do Congresso, Flávio afirmou que teria maioria para “mudar a Constituição” e “redemocratizar” o país. O problema não estava em defender alterações constitucionais, absolutamente normais numa democracia, mas na amplitude da declaração e na ausência inicial de uma explicação clara sobre o que pretendia mudar.
Num segundo turno apertado, uma frase aberta demais costuma ganhar sentidos que o próprio candidato talvez não tenha pretendido.
Quem já vota em Flávio pode ouvir ali uma demonstração de força. Quem ainda está decidindo o voto pode perguntar apenas: mudar o quê?
E perguntas sem resposta são um presente para o adversário.
Quando a estratégia tropeça na própria imagem
O episódio com Fernanda Bolsonaro produziu outro tipo de desgaste.
A campanha vinha ampliando a presença pública da esposa como parte da tentativa de aproximar Flávio do eleitorado feminino. Nesse contexto, ganhou repercussão a cena em que, diante de jornalistas, ele pede a Fernanda que “segure a sua onda”.
Seria irresponsável transformar uma frase isolada numa conclusão sobre a relação do casal ou sobre o caráter de Flávio. Politicamente, porém, a cena importa por uma razão mais simples: contrariou a imagem que a própria campanha estava tentando construir. Os adversários perceberam rapidamente.
Nenhum desses episódios decide sozinho uma eleição. O problema é o acúmulo. Uma declaração mal explicada sobre a Constituição, uma cena inconveniente diante das câmeras, outra frase improvisada adiante, e a campanha gasta tempo explicando assuntos que não precisava ter criado.
O perigo de governar antes da hora
A direita ampliou sua presença no Congresso, lideranças do centro abriram negociação e vieram as especulações naturais sobre um eventual governo. Isso ajuda a candidatura, mas traz um efeito colateral.
Quanto mais gente fala como integrante de um governo futuro, maior o risco de o eleitor perceber arrogância, precipitação ou simplesmente excesso de confiança.
A eleição ainda não acabou. Os 47,03% que colocaram Flávio à frente também dizem que faltaram votos. E provavelmente não serão conquistados apenas repetindo a mesma linguagem que mobilizou sua base no primeiro turno.
Há eleitores que rejeitam Lula, mas não escolheram Flávio. Há os que votaram em outros candidatos, os ausentes e uma faixa de centro que pode decidir a eleição sem entusiasmo por nenhum dos dois.
Esse eleitor tende a olhar menos para a militância e mais para o comportamento de quem pretende ocupar a Presidência.
E Lula sabe aproveitar erros
Do outro lado está um adversário que conhece bem segundos turnos.
Lula entrou atrás e, por isso, sua campanha precisa retirar votos de Flávio, buscar ausentes e convencer quem ainda não aderiu definitivamente a nenhum campo. Nesse cenário, cada controvérsia produzida pelo candidato que lidera facilita o trabalho de quem tenta alcançá-lo.
A fala sobre a Constituição permite explorar receios institucionais. O episódio com Fernanda abre uma frente no eleitorado feminino. Outros excessos poderiam deslocar a eleição da insatisfação com o governo para uma discussão sobre o próprio Flávio. É exatamente o movimento que interessa a Lula.
Flávio chegou à frente falando de mudança. Se o segundo turno virar apenas um julgamento sobre suas frases, ele terá permitido que o adversário altere o assunto da eleição.
Vencer o vencedor
Talvez o principal desafio de Flávio agora seja entender que a estratégia de quem lidera é diferente da estratégia de quem ainda precisa aparecer.
Ele já apareceu.
Precisa preservar a vantagem sem se esconder, ampliar a coalizão sem dar a impressão de que a eleição terminou e falar para quem ainda não votou nele sem afastar a base que o trouxe até aqui.
É um exercício de disciplina.
No domingo, Flávio venceu Lula.
Na segunda-feira, ganhou uma adversária muito menos visível: a convicção de que a parte mais difícil já passou.
Talvez não tenha passado.
O primeiro turno mostrou que Flávio sabe chegar à frente.
O segundo mostrará se sabe permanecer candidato quando todos ao redor já começam a tratá-lo como presidente.
Aponte um erro neste texto · Política de correções


